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AVALIACAO EDUCACIONAL []
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Id:221 - (570)
Autor:Barros, Daniela França de; Barbieri, Ana Rita; Ivo, Maria Lúcia; Silva, Maria da Graça da.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:O contexto da formação dos agentes comunitários de saúde no Brasil^ipt / The context of the professional education of community health agents in Brazil
Fonte:Texto & contexto enferm;19(1):[78-84], jan.-mar. 2010. .
Resumo:Este estudo objetivou conhecer e descrever o processo histórico da formação dos agentes comunitários de saúde à luz de análises de textos documentais relativos à formação técnica em saúde. Pesquisa documental realizada em documentos normativos, instrumentais existentes nos registros gerenciais e administrativos no Departamento de Atenção Básica, com levantamento bibliográfico nas bases de dados Medline e LILACS de publicações norteadores da política de formação no período de 1986 a 2006 e leitura com análise temática. Atendendo às demandas políticas e econômicas, o agente comunitário de saúde tornou-se profissão em 2002. Teve funções ampliadas e, em 2006, havia mais de 200 mil profissionais no país, atuando sob nova regulamentação com a promulgação da Lei Nº 11.350, que revogou a lei anterior. Concluindo, esse profissional tornou-se um importante elemento na promoção de mudanças no modelo assistencial e fortalecimento da atenção básica. (AU)^ipt.
Descritores:Educação Profissional em Saúde Pública
Pessoal de Saúde
Avaliação Educacional
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072010000100009&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR1273.1

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Id:220 - (569)
Autor:Haddad, Ana Estela; Morita, Maria Celeste; Pierantoni, Célia Regina; Brenelli, Sigisfredo Luis; Passarella, Teresa; Campos, Francisco Eduardo.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Formação de profissionais de saúde no Brasil: uma análise no período de 1991 a 2008^ipt / Formación de profesionales de salud en Brasil: un análisis en el período de 1991 a 2008
Fonte:Rev. saúde pública;44(3):[383-393], jun. 2010. .
Resumo:Estudo conduzido com o objetivo de contribuir para o planejamento e implementação de políticas de qualificação profissional no campo da saúde. Foram analisados 14 cursos de graduação da área da saúde: biomedicina, ciências biológicas, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional, no período de 1991 a 2008. Dados sobre número de ingressantes, taxa de ocupação de vagas, distribuição de concluintes por habitante, gênero e renda familiar foram coletados a partir dos bancos do Ministério da Educação. Para o curso de medicina, a relação foi de 40 candidatos por vaga nas instituições públicas contra 10 nas privadas. A maioria dos ingressantes era composta por mulheres. A região Sudeste concentrou 57% dos concluintes, corroborando o desequilíbrio de distribuição regional das oportunidades de formação de profissionais de saúde e indicando a necessidade de políticas de incentivo à redução dessas desigualdades.(AU)^ipt.
Descritores:Educação Superior
História
Pessoal de Saúde
Recursos Humanos em Saúde
Formação de Recursos Humanos
Avaliação Educacional
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102010000300001&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR1273.1

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Id:212 - (561)
Autor:Romero, Lucía.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:La Facultad de Medicina en el marco de los procesos de modernización y profesionalización académica en la Universidad de Buenos Aires, 1955-1958: temas en debate y frentes de convergencias^ies / The role of the Faculty of Medicine in the process of academic modernization and professionalization at the University of Buenos Aires, 1955-1958: issues in debate and points of convergence
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;17(3):[663-677], 2010. .
Resumo:Analiza las afinidades entre los contenidos centrales de los procesos de modernización académica en la Universidad de Buenos Aires a mediados de 1950 y las figuras que lideraron tales procesos, con las visiones, transformaciones y sujetos innovadores que intervinieron desde la Facultad de Medicina. Reconstruye los debates, propuestas de transformación y cambios allí efectuados, tendiendo, en particular, a la figura de Alfredo Lanari y a las ideas sobre investigación clínica, docencia y atención médicas que él impulsó durante el Primer Congreso de Educación Médica de la Asociación Médica Argentina (1957), las cuales mostraron la complejidad del full time para un perfil profesional como el del investigador clínico.(AU)^ies.
Descritores:Universidades
Educação Superior
Escolas Médicas
Avaliação Educacional
Pesquisa Biomédica
Argentina
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702010000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=es
Localização:BR1273.1

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Id:210 - (559)
Autor:Gomes, Mara Helena de Andréa; Goldenberg, Paulete.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Retrato quase sem retoques dos egressos dos programas de pós-graduação em Saúde Coletiva, 1998-2007^ipt / A frame nearly without retouch of the Public Health post-graduation alumni, 1998-2007
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;15(4):[1989-2005], jul. 2010. .
Resumo:Apresentamos resultados do levantamento de informações que permitiram identificar onde estão e o que pensam sobre alguns atributos de sua formação pós-graduada, os egressos dos programas de pós-graduação em Saúde Coletiva, no período de 1998 a 2007. Realizado por meio de duas formas de coleta em fases distintas e concomitantes, este subprojeto foi desencadeado a partir da solicitação de informações junto aos programas, cujas respostas permitiram a construção de um censo dos alunos que defenderam tese ou trabalho equivalente, nas três modalidades consideradas: doutorado, mestrado acadêmico e mestrado profissional. Além do fornecimento de dados que nos permitiram construir e descrever um perfil acadêmico-profissional de egressos dos programas existentes na área de Saúde Coletiva, as informações provenientes dos programas possibilitaram contatos eletrônicos com a quase a totalidade dos ex-alunos localizados. Nesta segunda fase, enviamos-lhes um formulário para preenchimento online, contendo perguntas valorativas sobre o papel da pós-graduação no seu trajeto intelectual e profissional, com o objetivo de caracterizar sua formação pós-graduada. Encaminhamos algumas sugestões para levantamentos futuros, como a criação de ficha de inscrição padronizada, digitalizada e aberta à consulta. (AU)^ipt.
Descritores:Saúde Pública
Programas de Pós-Graduação em Saúde
Avaliação Educacional
Questionários
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000400014&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR1273.1

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Id:161 - (171)
Autor:Passos, Izabel C. Friche.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A formação em psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais e o processo de reforma psiquiátrica em Minas Gerais nas décadas de 1960, 70 e 80^ipt.
Fonte:Memorandum;17:149-168, out. 2009. .
Resumo:Este trabalho é parte dos resultados de pesquisa mais ampla intitulada “As instituiçõesuniversitárias e a construção da reforma psiquiátrica em Minas Gerais anos 60, 70 e 80”,Investigasea formação universitária oferecida no curso de Psicologia da UniversidadeFederal de Belo Horizonte. O objetivo principal é identificar e avaliar a participação dasvariáveis de cultura formal em processos de mudança social, investigando as relaçõesdas principais instituições de credenciamento profissional de nível superior em psicologiae psiquiatria com o processo de reforma psiquiátrica em Minas Gerais. (AU)^ipt.
Descritores:Psiquiatria
Avaliação Educacional
Universidades
Credenciamento
Meio Eletrônico:http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/indexpo.htm

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Id:112 - (122)
Autor:Koifman, Lilian.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A reformulação curricular do Curso deMedicina da Universidade de Buenos Aires(1986-2002)^ipt / Curricular reform at the University of Buenos Aires School of Medicine (1986-2002)
Fonte:Rev. bras. educ. méd;27(1), jan.-abr. 2003. .
Resumo:Este artigo tem como questão central o processo de reformulação curricular da Faculdade de Medicinada Universidade de Buenos Aires (UBA) no período de 1986-2002. Buscamos identificar, no processoanalisado, algumas marcas da mudança por que passa o Estado desde a década de noventa e percebemosque as várias propostas de modificação no currículo estiveram vinculadas às modificações dopanorama mundial. As mudanças no Estado descritas, seus reflexos na Lei Argentina de EducaçãoSuperior (1995) e as propostas do Mercosul Educativo; a dinâmica interna própria das universidadespúblicas argentinas, herdadas da Reforma de 1918 (atravessada pela disputa política); a dimensãopedagógica que faz com que os profissionais da área de educação tenham grande prestígio e indiquemos caminhos a seguir nos processos de reformulação curricular da Medicina da UBA (CurrículoBaseado em Resolução de Problemas ou Currículo por disciplinas) são alguns dos eixos presentes narealidade estudada. Cada uma dessas peças fez parte do quebra-cabeças e vem conformando o processode reformulação curricular da Faculdade de Medicina da UBA por cerca de duas décadas.(AU)^ipt.
Descritores:Educação Médica
Educação Superior
Currículo
Avaliação Educacional
Escolas Médicas
Argentina
Meio Eletrônico:http://www.educacaomedica.org.br/edicoes/numero_int.php?numero=25

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Id:102 - (112)
Autor:Aguiar, Adriana Cavalcanti.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Cultura de avaliação e transformação da educação médica: a ABEM na interlocução entre academia e governo^ipt / Evaluation and transformation of medical education: ABEM mediating between academy and government
Fonte:Rev. bras. educ. méd;30(2):98-101, 2006. .
Resumo:A Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) foi fundada em 1962. Sua Diretoria atual foi eleita em 2004 e definiu como uma de suas prioridades no biênio 2005-6 a temática da avaliação. O presente trabalho visa registrar iniciativa da ABEM no período, no qual atuei como Diretora Executiva. Trata-se da interlocução com o Instituto de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), órgão responsável pela operacionalização do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, acerca do instrumento de avaliação de cursos, em seu processo de reelaboração posterior à homologação das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Medicina (DC). (AU)^ipt.
Descritores:Educação Médica
Avaliação Educacional
Currículo
Educação de Graduação em Medicina
Avaliação de Políticas de Pesquisa
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-55022006000200013&script=sci_arttext

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Id:66 - (76)
Autor:Augsburger, Ana Cecília; Gerlero, Sandra Silvana; Taboada, Ernesto.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A formação na pós-graduação em Epidemiologia: estratégias pedagógicas de uma experiência^ipt / The formation of professionals in the Epidemiology graduate course: the teaching strategies of an experiment
Fonte:Interface comun. saúde educ;11(21):131-142, jan. - abr. 2007. .
Resumo:O artigo descreve e avalia a experiência de elaboração e implementação de um projeto educativo destinado a formar profissionais da saúde na área de Epidemiologia. Com o propósito de aprofundar a reflexão em torno das diferentes estratégias pedagógicas adotadas, em particular valorizar as possibilidades de inovação que a pedagogia crítica permite, analisa-se a experiência de ensino-aprendizagem vinculada ao desenvolvimento de trabalhos de campo na formação de especialistas em Epidemiologia.Em primeiro lugar aborda-se o contexto sócio-sanitário no qual se desenha e implementa a carreira de Epidemiologia na Universidade Nacional de Rosário (Argentina). Depois aprofundam-se as possibilidades de integração entre práticas educativas e intervenções sanitárias por meio da elaboração do plano curricular; para finalmente examinar a estratégia pedagógica adotada. Conclui-se identificando alguns dos desafios que se apresentam com base na avaliação educacional realizada.(AU)^ipt.
Descritores:Saúde Pública
Epidemiologia
Educação de Pós-Graduação
Credenciamento
Avaliação Educacional
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832007000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

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Id:65 - (75)
Autor:Hortale, Virginia Alonso; Koifman, Lilian.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Programas de pós-graduação em Saúde Pública na Argentina e no Brasil: origens históricas e tendências recentes de processos de avaliação de qualidade^ipt.
Fonte:Interface comun. saúde educ;11(21):119-130, jan. - abr. 2007. .
Resumo:O artigo analisa a singularidade de metodologias utilizadas em processos de avaliação da qualidade da formação pós-graduada em Saúde Pública em dois países da América Latina Argentina e Brasil. Procedeu-se a uma busca em sítios da internet que abordavam os temas "formação em saúde pública" e "metodologias de avaliação de qualidade", além da revisão de documentos e bibliografia sobre o tema. A análise considerou as seguintes dimensões: o contexto político-econômico na América Latina nos últimos dez anos (1994-2004), as reformas nos sistemas educacionais (com ênfase na área da pós-graduação) e as metodologias de avaliação de qualidade implementadas. Foram identificadas semelhanças entre os sistemas de avaliação em vigor em ambos os países, assim como debilidades nesses processos: avaliação associada a supervisão e controle, e não a redirecionamento e reorientação do ensino, e obrigatoriedade dos cursos ajustarem-se a um modelo padrão definido pelos especialistas.(AU)^ipt.
Descritores:Saúde Pública/educ
Programas de Pós-Graduação em Saúde
Garantia da Qualidade dos Cuidados de Saúde
Avaliação Educacional
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-32832007000100011&script=sci_abstract&tlng=pt



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Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
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